ROVEMA ENERGIA É UMA DAS VENCEDORAS EM LEILÃO DA ANEEL



Informativo
ROVEMA ENERGIA É UMA DAS VENCEDORAS EM LEILÃO DA ANEEL

 

Na última segunda-feira, dia 25, a Rovema Energia foi uma das empresas vencedoras do leilão simplificado de reserva de capacidade de energia, realizado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. O objetivo do leilão foi contratar energia de fonte eólica, solar e térmica para manter como reserva ao SIN - Sistema Interligado Nacional.

A energia a ser disponibilizada pela nossa Unidade será a gerada pelas Usinas Solares de Machadinho (5,3 MW) e Buritis (5,2 MW), localizadas no estado de Rondônia, e pela Usina Termoelétrica a Gás Natural Energias de Gaspar (100,2 MW), localizada no estado de Santa Catarina, ainda em fase de implantação.

Com duração de 44 meses contados a partir de 01 de maio de 2022, a Rovema Energia tem, agora, o desafio de cumprir alguns marcos importantes para assinar e viabilizar o contrato, como apresentar documentos, providenciar licenças ambientais e realizar adequações necessárias para garantir o fornecimento da energia solar e a gás.

“Esse contrato é muito importante para nossa empresa pois mostra nossa capacidade de atuar não apenas na região Norte, mas em todo o Brasil. Eu conto com os esforços de todas as áreas envolvidas para cumprir os marcos e efetivar essa conquista que não é apenas da Rovema Energia, mas de todo o Grupo Rovema”, ressalta Adélio Barofaldi.

 

VALE A PENA ENTENDER

A geração e transmissão de energia elétrica no Brasil é feita pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), uma rede de quase 135 mil km de extensão que abrange grande parte do território nacional.

A maior parte da matriz energética do SIN vem de usinas hidrelétricas, vindo na sequência as usinas térmicas e, depois, as usinas eólicas, que ainda são uma fonte de geração de energia recente em nosso país.

Embora ainda represente pouco na capacidade instalada do SIN, cerca de 4.397 MW, o uso da energia solar está crescendo, pois é uma das fontes mais promissoras de geração de energia renovável.

O SIN traz muitos benefícios para os brasileiros, mas, o principal deles, é a diminuição de riscos de interrupção de energia elétrica: se uma fonte de energia apresenta problemas, como a diminuição dos reservatórios de água das Usinas Hidrelétricas, por exemplo, outra fonte de fornecimento é acionada.


Voltar